Bosque das águas Brasil – Japão
Homenagem ao projeto do combate as inundações da região metropolitana de São Paulo (1995 a 2006) implementado pelo Governo Japonês em parceria com o Estado de São Paulo.
22 de Outubro de 2024
Sobre:
No dia 22 de outubro de 2024, ocorreu a cerimônia de plantio de mudas de cerejeiras e de espécies nativas no Parque Ecológico do Tietê (PET) , em homenagem à implementação do projeto de combate às inundações da Região Metropolitana de São Paulo, durante a década de 1990.
Na época, este projetou recebeu um aporte de aproximadamente 500 milhões de dólares, resultando nas melhorias nos escoamentos de 66 afluentes, com significativas reduções nas ocorrências de transbordamento do Rio Tietê e estabilização no fornecimento de água à população.
A cerimônia contou com a importante presença da Sra. Natália Resende, atual Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (SEMIL) que destacou a contribuição da JICA nos investimentos realizados nas obras de infraestrutura de Saneamento do estado.
A Secretária ressaltou também a importância do plantio como prática essencial que impacta na preservação da rica biodiversidade do Estado e na recuperação das áreas degradadas, agradecendo às entidades envolvidas na doação, plantio e manejo das mudas, manifestando também suas expectativas às futuras parcerias nipo-brasileiras na conscientização ambiental da população e na superação de desafios ambientais.
Por sua vez, o Sr. Jônatas Souza da Trindade (Subsecretário do Meio Ambiente da SEMIL) expressou a sua admiração da forma respeitosa demonstrada pelos japoneses diante da sociedade brasileira, no âmbito da colaboração nipo-brasileira, e espera que o plantio das mudas colabore na restauração das áreas degradadas como um legado às gerações futuras
O Sr. Akihiro Miyazaki, Representante-chefe da JICA, mencionou o Governo de estado de São Paulo como um importante parceiro nas soluções de questões ambientais globais, lembrando que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) de 2025 será sediada no Brasil. O Sr. Miyazaki espera que o plantio traga beleza ao Parque e a melhoria da qualidade do ar de São Paulo, além de estreitar a cooperação e parceria nipo-brasileira por meio da AOD (Assistência Oficial para o Desenvolvimento), que completa 65 anos em 2024.
A Cônsul-Geral Adjunta do Japão em São Paulo, Sra. Chiho Komuro, parabenizou a execução da cerimônia, destacando o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, celebrado entre os dois países em 1895, que completará 130 anos em 2025.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) foi representada pelo Sr. Jorge Yamashita, Presidente do Conselho Deliberativo, que manifestou o agradecimento à sociedade brasileira pelo acolhimento dado aos imigrantes japoneses para estabelecerem suas residências no Brasil e pelas oportunidades para contribuírem à sociedade brasileira.
A Sra. Nanci Venâncio, Presidente da Associação dos Bolsistas JICA São Paulo (ABJICA) ressaltou a importância do trabalho coletivo dos ex-bolsistas da JICA para concretizarem o plantio das mudas.
Durante a cerimônia, foram plantadas 45 mudas de cerejeiras da variedade Okinawa (Prunus cerasoides), além de 100 mudas de várias espécies nativas como açoita-cavalo, jequitibá-branco, paineira-rosa, jenipapo, guarantã, jatobá, ipê-roxo-bola, cedro-rosa, canafístula e cebolão. O local reservado ao plantio das mudas recebeu o nome de Bosque das Águas Brasil-Japão, em alusão a este projeto de cooperação nipo-brasileira, que implementou melhorias no Rio Tietê.
Os participantes do evento vivenciaram a experiência do ritual da cerimônia de chá conduzida pela professora Noriko Mizumoto além de presenciarem o kagami biraki (quebra do barril de sakê) como celebração.
Este evento foi uma correalização entre SEMIL, JICA, ABJICA e BUNKYO. Agradecemos a todos os envolvidos.
“Hoje ABJICA juntamente com a JICA, a Semil e o Bunkyo realizaram um grande evento no Parque Ecológico do Tietê. O projeto de plantio das mudas de cerejeira que foram adotadas por várias pessoas da comunidade, um trabalho de captação que foi feito pelo Fábio Maeda e pelo Celso do Bunkyo. A Semil abraçou o projeto cedendo uma área do parque onde ficarão 150 mudas plantadas entre nativas e cerejeiras. Agradecemos ao Sr. Bucci pelo conhecimento técnico que permitirá o acompanhamento do projeto por 1 ano junto à empresa contratada. Agradecemos a Leni por colaborar no projeto das placas que ficaram lindas.”
– Nanci Venâncio